terça-feira, 28 de fevereiro de 2017




OUÇO DEUS ME CHAMAR



A paz de Cristo aos irmãos:


            Em nossas vidas como cristãos, imitadores dos passos de Jesus, o que mais precisamos é ouvir a voz de Deus.

            Através da leitura de I Samuel 3: 1-10, vemos que, nos tempos do povo de Israel, Deus revelava-se por meio dos sacerdotes. Através deles, o Senhor revelava sua vontade e o seu desejo. Além dos sacerdotes, haviam também os profetas, que ouviam a voz de Deus e transmitiam ao povo aquilo que o Pai lhes revelava.

            Como o próprio texto ainda nos relata, Deus neste período, vem falando raramente com seu povo e as visões e revelações tornaram-se também muito poucas. Isto acontecia em decorrência dos pecados cometidos pelos sacerdotes. Sobre isto, Samuel refere-se a Eli e seus filhos. O próprio Samuel nos ensina que, para ouvirmos e revelarmos aquilo que vem de Deus, é necessário que estejemos a seu serviço e que este seja feito de coração:

 “E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta.”(ISamuel 3:1)

            Samuel ainda era um menino e já ajudava na adoração ao Senhor. Ele fora entregue por sua mãe Ana, ainda muito jovem ao sacerdote Eli. Foi desde a tenra idade consagrado para o serviço de Deus.

            Porém, mesmo servindo a Deus desde muito cedo, Samuel não reconheceu a voz de Deus, quando este o chamou (I Samuel 3: 4-6). Conosco ocorre o mesmo em nossa caminhada. Muitas vezes não conseguimos discernir a diferença entre a voz de Deus e a voz do nosso coração ou dos nossos desejos.

            Mas como discernir o que é e o que não é a voz de Deus?

            Alguns pontos podem aqui nos orientar sobre isto:

·      Devemos de buscar intimidade com Deus através da oração e da leitura e estudo da Palavra;
·      Temos de tratar o coração como terra a ser arada (Sl 51:17). O nosso coração quebrantado e contrito é o ônuque agrada ao Senhor;
·      O senhor tem chamado a ouvir sua voz, seja no seu trabalho, no ônibus, lavando louça, etc.;
·      Não podemos de endurecer nosso coração;
·      Temos de entender que o Senhor nem sempre fala aquilo que queremos ouvir;
·      Na maioria de suas falas para o seu povo, Deus exorta ao conserto, a restauração e ao arrependimento;

·      Precisamos consultar e pedir direção de Deus para tudo na nossa vida.


Em suma, precisamos de estar sensíveis à voz de Deus, assim como o profeta Samuel estava. Precisamos de consultá-lo e ouví-lo antes de qualquer decisão que tomemos, seja em nossa vida pessoal (trabalho e família), como em nossa vida cristã. Precisamos pedir sempre sua direção. 

Rosimeri Jacintho Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário