sábado, 23 de abril de 2016

O PODER DAS PALAVRAS


Palavras: aquilo que sai de nossa boca tem mais poder do que aquilo que entra.



A Paz de Cristo para todos:

As palavras têm poder, cada som, cada sílaba, cada letra é uma vibração que ao falar estamos soltando no ar.   As ondas repercutem nos campos sutis das pessoas que as ouvem, mas mais ainda, repercutem em todo o universo, pois tudo está interligado. É importante conscientizar-se do poder da palavra para utilizá-la sabiamente em nossas vidas.

Mas o pensamento também é energia que se materializa, e mesmo que isso ocorra num plano mais sutil, a influência se manifesta ao nosso redor, pois “tudo o que está em cima, está embaixo”, e portanto tudo está interligado.  Todo pensamento é palavra, pois aprendemos a pensar assim.  E todo pensamento é energia também, energia da mesma matéria-prima que nosso corpo, que os animais, que as plantas e tudo o que existe incluindo os minerais, o vento, a luz, etc. 

Ocorre que há diferenças nas vibrações de cada elemento no universo, assim por exemplo, uma pedra vibra em uma freqüência baixa, por isso pode se tocar e vê-la.  Já uma luz, vibra em uma freqüência muito superior, por isso, apesar de a enxergarmos, não podemos tocá-la, já um pensamento não podemos nem sequer vê-lo, mas ele está lá, existe e gera repercussões, mesmo à distância. 

As palavras se manifestam e sua influência neste mundo, afeta nossas vidas como um todo, não só no presente mas também no futuro.Cada palavra expressada tem efeito em nossas vidas, e esta influência poderá ser a nosso favor ou contra nós, conforme a ideia nela expressa.

 “No início era o verbo”, diz a Bíblia (João,1:1).

 E o verbo ainda hoje cria o universo humano. 

A palavra é muito poderosa, pode condenar, salvar, iluminar e mandar a escuridão, pode fazer adoecer, curar e dar esperança, fazer alguém feliz ou triste.  Através da palavra pode-se vampirizar uma pessoa, profetizar ou amaldiçoar.   O pensamento correto leva à palavra e à ação corretas, e assim se faz à felicidade conforme dito em Tiago, 3:12-3 no novo testamento :

“Aquele que não tropeça ao falar é realmente um homem perfeito, capaz de refrear todo seu corpo. Quando colocamos um freio na boca dos cavalos, a fim de que nos obedeçam, conseguimos dirigir todo seu corpo.” 

O Dhammapada, uma das escrituras do budismo, ensina: 

“Tudo o que somos hoje é resultado do que temos pensado. O que pensamos hoje é o que seremos amanhã: nossa vida é uma criação da nossa mente. Se um homem fala ou age com uma mente impura, o sofrimento o acompanha como a roda segue a pata do boi que puxa a carreta. (...) Se um homem fala ou age com a mente pura, a felicidade o acompanha como sua sombra inseparável.” 

Assim como a cabeça do cavalo, a palavra vai à frente, abre caminho e define as linhas pelas quais o futuro será construído

Jesus Cristo ensina em Mateus, 12;34-37 : “A boca fala daquilo de que o coração está cheio. O homem bom do seu bom tesouro tira o bem, mas o homem mau do seu mau tesouro tira o mal. Eu lhes digo que de toda palavra inútil que os homens disserem darão contas no dia do Juízo. Pois por suas palavras você será justificado, e por suas palavras será condenado”. Segundo um antigo provérbio tibetano : “As palavras não têm nem pontas, nem corte, mas podem ferir o coração de um homem”. 

Sabemos desse poder sobre as outras pessoas, quando somos crianças, nossos pais têm poder sobre nós e vão nos ensinando a entender palavras pronunciadas com vários sentidos, bons ou maus.    Conscientizamo-nos de que as palavras têm poder criador e devemos pronunciá-las sabiamente.

No livro da Gênese, na Bíblia, a criação é realizada através do poder da palavra de Deus. Na medida em que Deus falava, sua criação surgia. (lembre-se de que somos a Sua imagem e semelhança).  

O poder de Deus fluiu através da sua palavra. Encontramos referência ao poder da palavra em outros livros da Bíblia: "Nossas palavras também podem criar ou destruir", "Abençoai e não amaldiçoeis", "o Espírito Santo opera através da Palavra de Deus" ou o clássico "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus" de João Evangelista.

As forças invisíveis da natureza, influenciam favoravelmente na energia da pessoa que manifesta palavras (mesmo pensadas) de bondade, amor e alegria, já o contrário também é verdadeiro. O poder da palavra e do pensamento é como o efeito de espadas de fogo. Este fogo, ao passo que ilumina, também pode queimar se não for tomado com cuidado e atenção.  O fogo também representa uma força espiritual e tem o poder de transmutar qualquer energia.  Assim, simbolicamente, a palavra também tem esse poder.

 Quem fala sem pensar, também age sem pensar e saber calar é a mais alta sabedoria que existe, além de ser obtida por muita disciplina.   Saber calar, como se faz na meditação, faz com que se abram espaços no nosso ser, seduzindo o espírito a se manifestar, e assim obtemos além de autocontrole e saúde, uma maior consciência em tudo o que fazemos. 

As palavras profetizam, por isso, antes de dizer algo de ruim para outra pessoa ou se lamentar sobre sua vida, pense, ou melhor, afaste pensamentos negativos, pois isso irá se manifestar no Mundo Espiritual e certamente num momento posterior, se fará em sua vida material.


Por isso, aproveite sabiamente o livre-arbítrio dado por Deus, (o poder de escolher entre uma coisa e outra), e pense positivo, fale positivo e aja positivamente em sua vida.  Desta forma, verá que seu mundo pessoal se iluminará e coisas incríveis acontecerão em sua vida, mas lembre-se; de acordo com suas aspirações é que isso irá ocorrer.



Os africanos sabem bem do poder da palavra, e não é à toa que lá na África, a palavra é considerada sagrada. Os africanos acreditam que a palavra tem enorme poder que pode ser perdido se for utilizada banalmente.  Assim, eles falam somente o necessário, e escolhem muito bem as palavras a serem usadas.  Na antiga religião judaica também, as letras do alfabeto são constituídas, cada uma com um poder específico e ligados à manifestação de Deus, e entendidos na antiga tradição cabalística.  

Wittgenstein grande pensador ocidental, numa visão empirista e científica, escreveu sobre a palavra :  que "os limites de meu mundo são os limites de minha linguagem".  


Assim, somente o que é nomeável, ou seja, o que pode ser traduzido em palavras ou pensado, existe. 


O Pensamento cria vida: um pensamento positivo cria situações positivas; um pensamento negativo cria doença, desemprego, depressão e frustrações!!!



"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez."


O Evangelho segundo João




Já é hora de compreendermos que devemos ser responsáveis ao falar. As palavras tem uma força própria - seguem a lei da gravidade: ao jogar uma bola para cima ela cairá, e poderá bater na sua cabeça, certo? Imagine então que cada palavra que sai de sua boca vai para cima: num dado momento elas cairão... resta saber: são boas ou más palavras? Imagine que palavras boas são flores perfumadas, e palavras ruins são pedras. O que você está jogando no Universo, flores ou pedras? Cada indivíduo deve ser - conscientemente - responsável pelo que diz.



Por outro lado também precisamos aprender a fechar a boca! Por que espalhar aos quatro ventos flores que ainda não colhemos? Quantas vezes você inocentemente contou uma coisa ótima que estava para lhe acontecer e pouco tempo depois ela reverteu completamente? Aprenda a ser um pouquinho egoísta: nosso maior feito deve ser o de poder desfrutar das alegrias e conquistas sem depender de ninguém para compartilhá-las! E se você estivesse absolutamente só no mundo? Não ficaria feliz porque não teria ninguém para contar uma boa nova???


Ou, porque espalhar tantas pedras pelo seu caminho... machucar seus pés... porque ser negativo, depreciar-se ou os outros... porque falar mal de uma coisa ou pessoa... se cada um de nós é diretamente responsável pelo que nos acontece?



22 de Abril de 2016
Edmilson dos Santos


terça-feira, 19 de abril de 2016

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO


O Espírito Santo nos utiliza nos mais diversos momentos, de diversas maneiras (dons)

A paz para todos os irmãos:

Sempre estamos a ouvir em pregações, momentos de estudo da Palavra e mesmo em ensinos específicos, a respeito dos chamados dons do Espírito Santo ou dons do espírito, como também são conhecidos. 

Neste momento, é muito comum nos lembrarmos do chamado dom de Línguas. Aliás, este é o dom mais conhecido e amplamente desenvolvido. É dado a este dom, um grau de ênfase e importância que faz com que os demais passem desapercebidos. Assim, grande parte dos Cristãos tem maior contato Com ele, em detrimento dos demais.

O fato é que o Espírito Santo age na vida da Igreja e dos Cristãos através de diversos dons (os chamados CARISMAS). Com eles, o Senhor proclama a palavra, exorta, consola, ensina, dá discernimento, enfim. Regula e encaminha a vida espiritual de todos nós, irmãos em Jesus Cristo. 

Tais dons permitem um contato mais direto com o Senhor. Através deles, Entendemos o que o altíssimo quer orientar em sua Igreja ou na vida de seus filhos, praticamos atitudes que estão dentro do querer de Deus para um determinado objetivo ou fim ou ainda proclamar de forma mais aprofundada e esclarecida, as verdades espirituais contidas nas Escrituras Sagradas.

Podemos sentir a manifestação destes dons quando vemos e ouvimos um Pregador "inspirado" em seu momento no púlpito, quando vemos um irmão ou irmã ministrando oração num enfermo ou ainda levando uma palavra amiga a um necessitado. Podemos ver também quando exercemos ações positivas com nossos irmãos.

Compartilho aqui com os irmãos em Cristo, uma lista com os dons do Espírito Santo.Não se assuste se ao ler, se identificar com algum deles, ou mesmo com todos eles. Sendo filhos de Deus, somos por Ele conclamados a proclamar seu amor e manifestá-lo através da intervenção do Espírito Santo. 


PROFECIA: Significa proclamar ou declarar a vontade divina (ver At 16:16-18)

SERVIR: Também chamado dom de MINISTÉRIO. Tem sua origem na palavra grega “Diakonia” (origem do termo DIÁCONO). Significa servir ou serviço de qualquer espécie.

ENSINAR: Análise e proclamação da palavra de Deus, explicando seu significado, contexto e aplicação à vida do ouvinte.

ENCORAJAMENTO: Também chamado de EXORTAÇÃO, é um dom evidente naqueles que encorajam outras pessoas a prestarem atenção e seguirem a vontade de Deus. Pode significar correção ou edificação, ou ainda reforço da fé enfraquecida ou conforto durante a tribulação.

REPARTIR: Compartilhar alegremente com os outros. Este compartilhar pode ser material ou financeiramente, o tempo e ainda atenção pessoal.

LIDERANÇA: Gestão de outras Pessoas. Significa “Guia”. Traz-nos a ideia de alguém que dirige o navio.

MISERICÓRDIA: Dom diretamente ligado ao de encorajamento. É um dom óbvio naqueles que são compassivos com pessoas em angústia, demonstrando simpatia e sensibilidade, em conjunto com o desejo e recursos para diminuir seu sofrimento.

PALAVRA DE SABEDORIA: É um dos dons de Falar. Este dom descreve alguém que compreende e proclama a verdade bíblica de tal forma a aplicá-la habilmente a situações da vida com todo o discernimento.

PALAVRA DE CONHECIMENTO: Outro dom de falar. São aqueles que conseguem compreender a verdade com um entendimento que só vem por revelação de Deus. Conseguem entender as coisas profundas de Deus e os mistérios de sua palavra.

FÉ: Todos os crentes possuem em alguma medida. Pois é um dos dons do espírito concedido a todos que vem a Cristo por meio da fé (Gálatas 5:22-23).

DISTINGUIR OS ESPÍRITOS: Trata-se de uma habilidade única de distinguir a verdadeira mensagem de Deus da do enganador (Lúcifer), cujos métodos incluem doutrina enganosa e errada.

FALAR EM LÍNGUAS: Foi um dom dado para permitir que o evangelho fosse pregado em todo o mundo, a todas as nações e em todas as línguas conhecidas. Trata-se de um dom temporário.

INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS: Através deste dom, pode-se entender o que o falador em línguas está dizendo, mesmo sem conhecer a língua que está sendo falada.


AJUDA: Dom intimamente ligado à misericórdia. Prestar ajuda ou assistência aos outros da igreja com compaixão e graça. Mais importante esta é a capacidade especial de identificar àqueles que estão lutando com dúvidas, medos e outras batalhas espirituais. 


19 de Abril de 2016

Edmilson dos Santos

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Na corrida da vida, meu alvo é CRISTO!!!

Ser Cristão significa andar na contramão do mundo

A paz de Cristo irmãos:

Em conversa com uma irmã em fé que evangelizava uma outra pessoa, essa disse uma fala que me fez pensar um pouco: - "Por que quando aceitamos à Cristo, tudo fica difícil?"

Pensei: - " Senhor, o que acontece pra ocorrer tanta dificuldade?"

Daí veio ao meu coração, a seguinte frase: " Vocês andam na contramão do mundo."

Comecei a refletir um pouco mais sobre isso. Assim, veio a minha mente a imagem de uma estrada com vários automóveis vindo num sentido, e eu dirigindo um outro veículo no sentido oposto. Tinha de fazer várias manobras para não colidir com os demais veículos. Em alguns momentos houveram pequenos esbarrões, que causaram arranhões e pequenos amassados.

Percebi também que a velocidade era reduzida devido ás várias manobras e colisões que muitas vezes causavam pequenas paradas. Mas logo retomava a corrida. Para um corredor de Fórmula um, de Fórmula indy, de Stock car, enfim, o seu alvo é a linha de chegada. no meu caso, o alvo é CRISTO!!!

Com essa imagem na mente, pude compreender o que ocorre com quem segue a Cristo. Os ensinamentos que Jesus nos deixou já o fizeram andar na contramão de seu tempo. Imagine conosco agora, onde os valores estão relativizados ou distorcidos. Com certeza sentiremos essas pequenas colisões e arranhões que nos ocasionam pequenas cicatrizes. Mas nos dão a certeza de que "o reino do senhor não é deste mundo."(João 18:36)

A decisão de seguir a Cristo implica em renúncia, em deixar os velhos hábitos. Hábitos estes que muitas vezes podem ser vistos com apropriados ou até mesmo inocentes. Mas que no fundo, prejudicam a nossa relação com o Eterno.

            "... se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas já passaram. Eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5:17)

Seguir a Cristo significa tentar ser como ele. E seguir a palavra de Deus significa deixar Jesus ser seu líder, seu chefe.

Vale lembrar que, não somos salvos pelo que fazemos para Cristo (as obras), mas sim pelo o que ele fez por todos nós, em seu sacrifício na cruz. Ele ainda nos envia um consolador - O Espírito Santo - que, durante nossa caminhada neste mundo, nos dá o devido discernimento e sabedoria para tomarmos nossas decisões durante nossa vida.

É ele também que nos dará argumentos e forças para que possamos prosseguir "pilotando" nosso veículo, que é a nossa própria vida, na direção de nosso alvo: O CRISTO.

Como bem disse Jesus:

           " Neste mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, pois eu venci o mundo." (João 16:33)

Assim, o que temer, se ele está conosco? Se estamos NELE e com ELE, também venceremos.

18 de abril de 2016.
Rosimeri Guimarães






domingo, 17 de abril de 2016

Bem vindos!!!















Neste nosso blog, estaremos publicando reflexões acerca de assuntos de natureza bíblica. Textos voltados para o estudo e o conhecimento das escrituras sagradas.