terça-feira, 19 de abril de 2016

OS DONS DO ESPÍRITO SANTO


O Espírito Santo nos utiliza nos mais diversos momentos, de diversas maneiras (dons)

A paz para todos os irmãos:

Sempre estamos a ouvir em pregações, momentos de estudo da Palavra e mesmo em ensinos específicos, a respeito dos chamados dons do Espírito Santo ou dons do espírito, como também são conhecidos. 

Neste momento, é muito comum nos lembrarmos do chamado dom de Línguas. Aliás, este é o dom mais conhecido e amplamente desenvolvido. É dado a este dom, um grau de ênfase e importância que faz com que os demais passem desapercebidos. Assim, grande parte dos Cristãos tem maior contato Com ele, em detrimento dos demais.

O fato é que o Espírito Santo age na vida da Igreja e dos Cristãos através de diversos dons (os chamados CARISMAS). Com eles, o Senhor proclama a palavra, exorta, consola, ensina, dá discernimento, enfim. Regula e encaminha a vida espiritual de todos nós, irmãos em Jesus Cristo. 

Tais dons permitem um contato mais direto com o Senhor. Através deles, Entendemos o que o altíssimo quer orientar em sua Igreja ou na vida de seus filhos, praticamos atitudes que estão dentro do querer de Deus para um determinado objetivo ou fim ou ainda proclamar de forma mais aprofundada e esclarecida, as verdades espirituais contidas nas Escrituras Sagradas.

Podemos sentir a manifestação destes dons quando vemos e ouvimos um Pregador "inspirado" em seu momento no púlpito, quando vemos um irmão ou irmã ministrando oração num enfermo ou ainda levando uma palavra amiga a um necessitado. Podemos ver também quando exercemos ações positivas com nossos irmãos.

Compartilho aqui com os irmãos em Cristo, uma lista com os dons do Espírito Santo.Não se assuste se ao ler, se identificar com algum deles, ou mesmo com todos eles. Sendo filhos de Deus, somos por Ele conclamados a proclamar seu amor e manifestá-lo através da intervenção do Espírito Santo. 


PROFECIA: Significa proclamar ou declarar a vontade divina (ver At 16:16-18)

SERVIR: Também chamado dom de MINISTÉRIO. Tem sua origem na palavra grega “Diakonia” (origem do termo DIÁCONO). Significa servir ou serviço de qualquer espécie.

ENSINAR: Análise e proclamação da palavra de Deus, explicando seu significado, contexto e aplicação à vida do ouvinte.

ENCORAJAMENTO: Também chamado de EXORTAÇÃO, é um dom evidente naqueles que encorajam outras pessoas a prestarem atenção e seguirem a vontade de Deus. Pode significar correção ou edificação, ou ainda reforço da fé enfraquecida ou conforto durante a tribulação.

REPARTIR: Compartilhar alegremente com os outros. Este compartilhar pode ser material ou financeiramente, o tempo e ainda atenção pessoal.

LIDERANÇA: Gestão de outras Pessoas. Significa “Guia”. Traz-nos a ideia de alguém que dirige o navio.

MISERICÓRDIA: Dom diretamente ligado ao de encorajamento. É um dom óbvio naqueles que são compassivos com pessoas em angústia, demonstrando simpatia e sensibilidade, em conjunto com o desejo e recursos para diminuir seu sofrimento.

PALAVRA DE SABEDORIA: É um dos dons de Falar. Este dom descreve alguém que compreende e proclama a verdade bíblica de tal forma a aplicá-la habilmente a situações da vida com todo o discernimento.

PALAVRA DE CONHECIMENTO: Outro dom de falar. São aqueles que conseguem compreender a verdade com um entendimento que só vem por revelação de Deus. Conseguem entender as coisas profundas de Deus e os mistérios de sua palavra.

FÉ: Todos os crentes possuem em alguma medida. Pois é um dos dons do espírito concedido a todos que vem a Cristo por meio da fé (Gálatas 5:22-23).

DISTINGUIR OS ESPÍRITOS: Trata-se de uma habilidade única de distinguir a verdadeira mensagem de Deus da do enganador (Lúcifer), cujos métodos incluem doutrina enganosa e errada.

FALAR EM LÍNGUAS: Foi um dom dado para permitir que o evangelho fosse pregado em todo o mundo, a todas as nações e em todas as línguas conhecidas. Trata-se de um dom temporário.

INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS: Através deste dom, pode-se entender o que o falador em línguas está dizendo, mesmo sem conhecer a língua que está sendo falada.


AJUDA: Dom intimamente ligado à misericórdia. Prestar ajuda ou assistência aos outros da igreja com compaixão e graça. Mais importante esta é a capacidade especial de identificar àqueles que estão lutando com dúvidas, medos e outras batalhas espirituais. 


19 de Abril de 2016

Edmilson dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário