![]() |
|
A paz de Cristo para todos e todas:
Se eu fosse pensar numa definição possível sobre o que é acuidade da mente e do espírito, apontaria para a frase que diz: " Não deixar de prestar atenção à árvore apenas porque se está olhando para o conjunto da floresta. "
Existem aqueles que só conseguem ver a floresta e não a árvore que a constitui, e outros que veem apenas a árvore e não enxergam o todo, a floresta. Por isso, é bastante importante aproximar a visão sobre aquilo que queremos pensar e estudar e, para ter um ângulo mais abrangente, mais geral, afastar-se dela. Isto gera acuidade.
É claro que a visão de longo alcance é importante. Mas precisamos também olhar aquilo que nos está próximo, para que não percamos de vista, aquilo que, sendo, eventualmente, uma ilusão de ótica, acabe se transformando em algo muito mais perigoso que é a ilusão de uma acuidade de percepção.
Mário Quintana, poeta gaúcho, em sua obra Espelho mágico, registrou o seguinte: " Quantas vezes a gente, em busca da aventura, procede tal e qual o avozinho infeliz, que, em vão, por toda a parte, os óculos busca tendo-os na ponta do nariz? ".
Isto é, devemos também prestar atenção àquilo que nos está perto.
23 de maio de 2016
Edmilson dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário